VETERANOS OPERAÇÕES ESPECIAIS

  • COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS
  • CONFRARIA GRAFONSOS
  • PARAQUEDISTAS FRANCESES
  • VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CI Pqdt GPB

    Escrito por Sgt Rafael Menezes | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 19h22 |Última atualização em Quarta, 23 de Março de 2016, 14h22
    cip
         O CIPqdtGPB é a unidade fundamental de instrução da tropa pára-quedista. Forma os voluntários à tropa pára-quedista proporcionando-lhes condições físicas, psíquicas e técnicas para a realização do salto de aeronave militar em vôo e o desempenho como combatente pára-quedista, compondo a reserva estratégica de pronto emprego da Força Terrestre.
    Subordinado à Bda Inf Pqdt, a partir de 1983, o Centro de Instrução passou a ser vinculado, para fins técnico-pedagógico, à Diretoria de Especialização e
         Extensão, o que veio a proporcionar melhores condições para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizado desta Escola.
         A Bda Inf Pqdt seleciona, por meio da Comissão de Seleção Especial, os voluntários à tropa Pára-quedista, exceto os oficiais e sargentos que são relacionados pela Diretoria de Movimentações. O CIPqdtGPB prepara todos esses candidatos, por meio dos Cursos/Estágios Básico Pára-quedista. Complementa a formação do oficial e do sargento pára-quedista por intermédio do CMS e do ETA (este, inclusive, para militares não pára-quedistas).
         O CIPqdtGPB ministra os seguintes Cursos e Estágios de Extensão e Especialização:
            - Curso Básico Pára-quedista (C Bas Pqdt);
            - Curso de Mestre de Salto CMS);
            - Curso de Precursores Pára-quedista (C Prec Pqdt);
            - Curso de Dobragem, Manutenção de Pára-quedas e Suprimento pelo Ar (C DoMPSA);
            - Estágio de Salto Livre (ESL, antigo EBSL); 
            - Estágio de Mestre de Salto Livre( EMSL, antigo EAvSL); e
            - Estágio de Transporte Aéreo (ETA). 
         Coopera, em assuntos de sua especialidade, com outras OM e/ou Estabelecimentos de Ensino por meio de Pedidos de Cooperação de Instrução (PCI).
         O CIPqdtGPB, ministra ainda, para militares pára-quedista que retornam à atividade aeroterrestre, estágios de Readaptação Técnica Básica de Salto e de Mestre de Salto, além de eventuais Estágios de Adaptação, visando à habilitação de nossos pára-quedistas a utilização de novos tipos de aeronaves e/ou de equipamentos individuais e coletivos.
        
         A cifra de mais de 75.000 pára-quedista formados, vários deles de outras nações amigas como: ARGENTINA, CHILE, GUIANA, EQUADOR, ESTADOS UNIDOS, PANAMÁ, PARAGUAI, PERU, PORTUGAL, FRANÇA, VENEZUELA, BOLÍVIA, EGITO, COLÔMBIA, EQUADOR e URUGUAI constitui um patrimônio do CIPqdtGPB e da Bda Inf Pqdt, motivo de orgulho de seus integrantes.
        
         Anualmente, transitam pelo CIPqdt GPB cerca de 1.800 alunos, além dos inúmeros pára-quedistas já formados que, de retorno à Bda Inf Pqdt, cumprem suas readaptações técnicas básicas de salto, de mestre de salto, de salto livre e de mestre de salto livre.
    Desde a sua criação, vem o CIPqdtGPB buscando novas técnicas, visando à obtenção - nos assuntos que lhe compete - de um máximo operacional por parte do pessoal e do material pára-quedista.
         O CIPqdtGPB tem sua existência ligada às necessidades operacionais da Bda Inf Pqdt. É órgão indispensável à estrutura da Tropa pára-quedista. 
     Por tudo isso, o CIPqdtGPB, cuja história se confunde com a da Bda Inf Pqdt, é conhecido por aqueles que servem na GU Pqdt ou por ela já passaram, como a "célula mater do pára-quedista militar brasileiro".

    Endereço: 
    Est. General Benedito da Silveira, S/Nr
    Bairro: Vila Militar 
    CEP: 21615-000
    Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ 
    Tel: 0** (21) 2457-1202
    www.cipqdt.ensino.eb.br

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário