VETERANOS OPERAÇÕES ESPECIAIS

  • COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS
  • CONFRARIA GRAFONSOS
  • PARAQUEDISTAS FRANCESES
  • VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS

segunda-feira, 16 de outubro de 2017


Cia Prec Pqdt

    Escrito por Sgt Rafael Menezes | Publicado: Segunda, 21 de Março de 2016, 19h25 |Última atualização em Segunda, 28 de Março de 2016, 14h01
         Com o advento das Operações Aeroterrestres na 2ª Guerra Mundial, onde grandes efetivos de pára-quedistas eram lançados atrás das linhas inimigas em Zonas de Lançamento sem quaisquer tipo de marcação e com graves problemas de reorganização, viu-se a necessidade da criação de uma tropa de elite constituída por homens que seriam capazes de infiltrar em território inimigo a fim de lançar e reorganizar a tropa pára-quedista.
         A Inglaterra foi o berço da preparação de tais militares, formando em 1943 a primeira turma de balizadores do mundo - 120 americanos e 60 ingleses.
        No célebre Dia D, estes combatentes infiltraram atrás das linhas alemãs divididos em pequenas equipes para lançar e reorganizar os 18.000 pára-quedistas envolvidos naquela operação. Somente 58 balizadores alcançaram seus objetivos e obtiveram êxito em suas missões. 
    Da denominação de balizadores passaram então a pathfinders, cuja tradução literal é "descobridores de caminhos".
        
         A nossa história começou em 1948, quando o então 1º Ten Eng Celso Nathan Guaraná de Barros foi enviado para Fort Benning - Estados Unidos a fim de realizar o Curso de Pathfinder do Exército Americano, tornando-se a partir daí o Precursor Nr 01 do Exército Brasileiro. Ao seu retorno iniciaram-se os trabalhos para a criação da doutrina do Precursor Pára-quedista.
         Em 1951 foi formada a primeira turma de Precursores Pára-quedista no Brasil.
         Em 21 de fevereiro de 1951, foi criado o Pelotão de Precursor, subordinado à Cia Cmdo da Escola de Pára-quedistas. A partir de então, as técnicas foram evoluindo, como o primeiro lançamento rádio em 1952 e primeiro lançamento noturno com o precursor precedendo á tropa, no mesmo ano. 
         Em 01 de janeiro de 1969, foi mudada a designação da OM para Destacamento Precursor Pára-quedista.
         Em fevereiro de 1976, como parte das festividades do jubileu de prata da Dst Prec Pqdt, realizou-se o primeiro salto livre operacional (SLOP) com equipe de precursores.
         Em 01 de janeiro de 1988, foi extinto o Dst Prec Pqdt e criada a Companhia de Precursores Pára-quedista que, em 1989, recebeu a denominação histórica de Pel Prec Pqdt/ Es Pqdt 1951. 
        
         A data de criação do pelotão-21 Fev -foi estabelecida como data de aniversário da OM. 
         Integrada por profissionais especializados em todos os níveis, Precursores (Of/ST/Sgt) e Auxiliares de Precursor (Cb/Sd), a Cia Prec é uma unidade orgânica da Bda Inf Pqdt, podendo atuar isoladamente para o cumprimento de sua missão, infiltrando-se no território inimigo por qualquer meio (terrestre, aéreo ou aquático), para atuar em proveito da GU Pqdt, quando da realização do Assalto Aeroterrestre e o estabelecimento de uma cabeça-de-ponte Aérea.
        
         Doutrinariamente, são as seguintes as missões da Unidade:
           1- Reconhecer e operar Zonas de Lançamento (ZL) e Zonas de Polso para Helicópteros (ZPH),nas operações de Assalto Aeroterrestre da Bda Inf Pqdt; 
           2- Reconhecer e operar ZPH em proveito de qualquer tropa helitransportada;
           3- Prestar auxílio à navegação aérea na Op Aet e Amv; 
           4- Lançar, desembarcar, reorganizar e controlar a trota e o material no desembocar de uma Op Aet e/ou Amv; 
           5- Após a conquista da C Pnt Ae, conduzir patrulhas de reconhecimento e de combate; 
           6- Realizar levantamentos meteorológicos; 
           7- Atuar com Guia Aéreo Avançado (GAA), conduzindo o tiro / bombardeio de uma aeronave caça.
    Endereço: 
    Estrada Gen Fonseca Ramos, S/N
    Bairro: Vila Militar 
    CEP: 21615-110 
    Cidade/UF: Rio de Janeiro - RJ 
    Tel: 0** (0xx21) 2457-1228

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário