Este C-82 ornamentou a entrada do 25

Até julho de 1986, uma aeronave C-82 ornamentava a entrada principal do 25° BI Pqdt. Este avião, era apelidado de “SAPÃO” por seu elevado tamanho e pelo seu aspecto robusto. Foi o segundo avião a ser utilizado em missão de lançamentos de paraquedistas.

O C-82 Packet é uma criação da empresa americana Fairchild e foi um modelo aeronáutico projetado especificamente para as operações aeroterrestres. sua fuselagem era totalmente isolada da empenagem traseira, o que diminuía os riscos de choque do paraquedista com a própria aeronave. Além disso, o cone traseiro poderia ser totalmente aberto para permitir o lançamento de cargas volumosas.

Foram adquiridos 12 modelos dessa aeronave C-82 Packet  pela Força Aérea. Eles operaram de 20 de setembro de 1955 até 19 de abril de 1968.

Por ocasião da vinda da aeronave até o Batalhão, o avião foi deslocado com ajuda dos soldados que aqui serviam, e que vieram empurrando partes dele pelo Arroio dos Afonsos até chegar à entrada principal do Batalhão. Ficou instalado onde hoje é o mastro da Bandeira Nacional, defronte ao pavilhão de comando.

Militares da época relataram que os Comandantes do Batalhão que por aqui passaram tinham um enorme apreço pelo “Sapão”, como se fosse um cartão de visita do Quartel, e que por isso havia uma escala de “faxina ao Avião” e esta era fiscalizada diretamente pelo Subcomandante que observava atentamente se o avião havia sido bem manutenido ao passar pela guarda.

Em 16 de julho de 1986, no comando do Coronel José Oscar BELLAS GALVÃO, o nosso C-82 retorna aos irmãos da FAB, indo para o Museu Aeroespacial, localizado na Base Aérea dos Afonsos, onde ainda hoje encontra-se em processo de restauração.

O nosso adeus foi marcado com uma calorosa despedida, onde estiveram presentes militares do Batalhão, a banda de música da Brigada de Infantaria Paraquedista e também militares da Força Aérea Brasileira como o Diretor do Museu Aeroespacial, O Ten Cel Av R/1 , Antonio Claret Jordão.

No seu caminho de volta a aeronave passou pelas instalações do DOMPSA e desembocou no Arroio dos Afonsos, onde foi recepcionado por militares do Museu Aeroespacial


•Vista aérea do C-82 no 25° BIPQDT.


•Cerimônia de despedida do C-82.

•Rota da remoção do C-82 do 25°  BIPQDT para o Museu Aeroespacial.

•O avião sendo transportado de volta para a Base Aérea dos Afonsos.

*Fotos cedidas pelo Museu Aeroespacial