VETERANOS OPERAÇÕES ESPECIAIS

  • COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS
  • CONFRARIA GRAFONSOS
  • PARAQUEDISTAS FRANCESES
  • VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comemoração dos 60 anos do fim da Segunda Guerra Mundial

O Evento contou com a presença de João Barone



Homenagem aos herois da FEB que lutaram na Itália

Eu com os paraquedistas do exército, veteranos da Segunda Grande  Guerra


Eu com o heroi da FEB Rui Barbosa

Grupo de Reenactores e entusiastas da Segunda Grande Guerra

Jipe Willis 101° Airborne



Eu com Professor Fluvio fardado de SAS com seu Jipe da LRDG

Reenactores  no Jipe Willis da 101° Airborne Division












quarta-feira, 2 de junho de 2010

Memórias da Normandia

Esta foto foi tirada na fazenda de Marmion em Ravenoville  na data de 6 de junho de 1944 aproximadamente às 14:30hs.
A fazenda de Marmion fica a poucos quilômetros de Ste. Mere Eglise e ao norte de Le Grand Chemin (Brécourt Manor).
No centro da foto segurando a primeira bandeira nazista capturada na França esta James Flanagan e demais integrantes da 101º Airborne Division.
Esta uma das fotos mais famosas da Segunda Guerra Mundial veiculada na época em vários jornais e revistas pelo mundo todo.
Algumas horas após o início da invasão do dia "D", o Soldado james Flanagan, com outros integrantes da 101º Divisão Aerotransportada tomaram a fazenda Marmion de assalto, o local era um posto de comando alemão, os paraquedistas tinham saltado no meio da noite com a missão de capturar e ocupar posições estratégicas e eliminar a resistência inimiga ao longo dos acessos a praia de Utah. Esses homens foram os precursores da maior invasão anfíbia da história.
Entrevista com James Flanagan em 1944 
Após o salto, como você procedeu?
Flanagan - Após o salto eu começei a procurar a minha companhia usando o clicker, no começo não reconheci a minha posição a partir dos mapas que eu havia estudado.
Ouvi alguns disparos que vinham de Ravenoville passei a me mover naquela direção, ao me aproximar detectei uma posição de MG-42, fiz a folta rastejando pela esquerda e logo ouvi disparos da nossa M1. Através da luminosidade da lua e usando meu clicker, começei a juntar-me com outras companhias e regimentos, ao amanhecer eramos 20.
Na manhã reuniu-sea nós o Major John P. Stopka do 3º/502ºPIR ele organizou nosso grupo e nos levou a um ataque a uma fazenda chamada Marmion em Ravenoville.
Eliminamos a posição de Mg-42 que eu havia identificado durante a madrugada e combatemos pelo menos um pelotão que defendia a posição, a batalha durou cerca de uma hora e meia. Após ocuparmos todo o complexo os alemães recuaram e se refugiaram nas áreas periféricas de Ravenoville, mantivemos postos e patrulhas e no final da tarde conseguimos elimina-los, tivemos que enfrentar pelo menos uma dúzia de prisioneiros, ao meio-dia a 4ª Divisão de infantaria havia chegado da praia de Utah, ficamos aliviados.
Passei a noite de 6 de junho em Ravenoville no dia 7 eu estavade volta ao meu regimento com a minha companhia onde fui designado a integrar patrulhas para eliminar os defensores próximo a Houseville.


 Na foto Acima da esquerda para direita - Soldado Forrest Guth, Sargento Floyd Talbert, Soldado John Eubanks, Soldado não identificado e Soldado Francis Mellet.   
                                                         Forrest Guth "Goody"
Em 6 de junho de 1944 às 01:00hs o soldado Forest Guth da Easy Company 506°PIR aterrava em um campo próximo a vila de Ravenoville e a 6km de distância do seu local de aterragem.
Até o momento ninguém sabia que o avião do comandante Tom Meehan havia sido abatido pela artilharia AA inimiga e que todos estavam mortos. Logo após a aterrragem Guth passou a ouvir a conversa de alemães, puxou sua pistola e escondeu-se em uma vala rastejou alguns metros e viu um grupo aproximar-se dele, conseguiu reconhecer no grupo o rosto de seu amigo Walter Gordon. Ele juntou-se a Gordon, Talbert, Eubanks e Mellet  e partiram em direção a Ravenoville.
Esta é a fazenda Marmion atualmente




 Veja a porta em arco a terceira da esquerda para a direita é onde Guth estava quando foi fotografado usando um capacete Nazista.

domingo, 10 de janeiro de 2010

Redescobrindo a Segunda Guerra Mundial

Filmes recuperados remasterizados digitalmente em cores e dublados que relatam o maior conflito da Humanidade.




Segunda Guerra Mundial - Resumo

 Segunda Guerra Mundial foi o maior conflito militar da história da humanidade. Envolveu países de todos os continentes  e estendeu-se de 1939 a 1945, o custo deste conflito  esta estimado em aproximadamente 50 milhões de mortos.
De um lado os países do Eixo, Alemanha, Itália e Japão que desejavam ampliar seus territórios. Do outro lado os países Aliados França, Inglaterra, EUA e União Soviética juntamente com outros países que participaram da guerra; China, Brasil, Finlândia, Nepal, Índia, Nova Zelândia, Austrália, etc.
As causas do conflito emergem da 1° Guerra Mundial com a derrota da Alemanha que após o Tratado de Versalhes perdeu 1/8 do seu território, ficando privado de reservas de ferro e carvão, devolvendo a Polônia as províncias de Posen e Prússia Ocidental, tendo que pagar 269 bilhões de Marcos de indenização pelos prejuízos causados durante a guerra, principalmente a França e a Inglaterra, a proíbição do funcionamento da aeronáutica Alemã (Luftwaffe), proíbição da fabricação de tanques e armamentos pesados, redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, 6 navios de guerra e 6 cruzadores  além de ter seu exército limitado a 100 mil soldados. As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população, a indenização absurda enterrou de vez a economia Alemã ja abalada pela guerra. As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica, foi neste cenário de emergiu o Partido Nacional Socialista e a figura de Adolf Hitler, líder carismático, capaz de captar a insatisfação do povo alemão e manobra-lo, utilizando-se de uma impressionante máquina de propaganda. O nazismo chegou ao poder na década de 30 com uma política militarista agressiva reerguendo  a nação  e transformando a Alemanha em uma potência mundial e militar.
As forças armadas Alemãs rapidamente se preparavam para um iminente conflito desrrespeitando o Tratado de Versalhes aumentando seus efetivos e fabricando armas em massa, embora ciente disso, a Liga das Nações tentou apaziguar os ânimos com uma política de concessões, algo que provou ser totalmente ineficaz.
Oficialmente a Segunda Guerra Mundial teve início em 1° de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pelas forças germânicas. Pela primeira fez os alemães utilizaram  a tática de manobra militar conhecida como BlitzKrieg a famosa "guerra relâmpago" aperfeiçoada pelo general alemão Heinz Guderian.
A Inglaterra comprometida com a defesa da Polônia e a França declararam guerra a Alemanha. Após um curto espaço de tempo, a Alemanha invadiu a Noruega e a Dinamarca, as quais foram ocupadas rapidamente pelo exército alemão, em ações combinadas de mobilidade e agressividade a Wehrmacht
invadiu a Bélgica e a Holanda contornando a linha Maginot pelas Ardenas. Pegos de surpresa os Aliados tentaram conter os invasores, porém, os alemães usando táticas de guerra superiores encurralaram 400 mil soldados entre estes Françeses, Britânicos e Canadenses no porto de Dunquerque. Surpreso com  o seu próprio sucesso e temendo um contra-ataque  dos aliados, Hitler deu ordens expressas para que suas divisões blindadas e de infantaria não continuassem o ataque, deixando a cargo da Luftwaffe a destruição das forças aliadas em Dunquerque, porém a Luftwaffe não foi capaz de cumprir a missão e os aliados conseguiram em 27 de maio de 1940 iniciar a Operação Dínamo uma gigantesca operação de retirada das tropas aliadas, mais de 300 mil homens foram resgatados.
Charles de Gaulle (futuro comandante das Forças francesas Livres) refugiou-se em Londres formando um governo em exílio que representou a resistência Francesa.
Em  setembro de 1940 é firmado oficialmente o pacto entre Alemanha, Itália e Japão formando os países do Eixo, tendo dominato praticamente toda a Europa, Hitler ordenou os preparativos para a invasão da Inglaterra.  A partir de suas bases na França a Alemanha lançava seus foguetes V1 e a Luftwaffe iniciava seus ataques aéreos bombardeando a Inglaterra sucessivamente. Os caças da RAF Hurricanes e Spitfires degladiavam  com os Messerschmitt Bf 109, Ju88 e o Ju87 Stuka nos céus da capital londrina,  esta fase da guerra ficou conhecida como a Batalha da Inglaterra.
Wiston Churchil (primeiro ministro britânico que sucedeu Chamberlein) traduziu em palavras aquilo que todos os ingleses estavam pensando quando disse: "Nunca no campo dos conflitos humanos tantos deveram tanto a tão poucos."                                    
Incapaz de anular a RAF (Royal Air Force) e de garantir uma possibilidade de invadir a Inglaterra através do Canal da Mancha, Hitler desiste da Inglaterra.   Paralelamente os italianos, sob as ordens de Benito Mussolini, iniciaram um conjunto de campanhas militares contra a Albânia, Grécia e o Norte da África, todas resultaram em empasses e quase derrota para os fascistas, a fim de socorrer o seu aliado Mussolini, Hitler iniciou ofensivas na Grécia e na Iuguslávia e eliminou a resistência desses países em apenas 20 dias, a ajuda do Fuhrer foi extensiva a campanha da Africa do norte onde os italianos estavam sendo rechassados pelos Britânicos e Australianos, o Feldmarechal Erwin Rommel assumiu o comando do Afrika Korps composto pelas divisões 9ª Ligeira, 21° e 11° Panzer e toma frente nos combates.
Em 22 de junho de 1941 a negociação sobre a  partilha das zonas de influência entre a URSS e a Alemanha são suspensas e  as forças de Hitler  invadem sem aviso a União Soviética, iniciando a Operação Barbarossa.
Em 7 de Dezembro de 1941 o primeiro ministro Tojo, com aval do Imperador Japonês Hiroito, autorizou o  ataque de surpresa a base americana de Pearl Harbor no Havaí, acabando com a política de neutralidade americana na Guerra.  Lentamente a maré começa a mudar o exército alemão retira-se da Africa do Norte em maio de 1943, na frente Russa o Exército Vermelho, depois de um amargo começo conseguiram reverter a situação e começaram a expulssar a Wehrmacht da Rússia.
Os Aliados invadem a Sicília em 10 de julho de 1943 com a Operação Husky fazendo o uso da infantaria aerotranportada 82° Airborne a Big Red One e o 8° Corpo Britânico, logo em seguida invadem a Itália em 9 de setembro de 1943 com Operação Avalanche. No dia 6 de junho de 1944 acontecia a maior operação de desenbarque da história da humanidade a Operação Overlord.
Com o objetivo de criar uma cabeça de ponte para um novo Front de batalha na Europa Ocidental a Overlord contou com  o desembarque de 131 mil homens nas primeiras 24hs, 12 mil aeronaves, 6.483 embarcações de transporte, 7 encouraçados, 23 cruzadores, 104 destroyers e aproximadamente 1000 embarcações de combate. Após a ruptura das linhas de defesa alemãs com a Operação Cobra com início em 11 de julho de 1944 os aliados tomaram cidades estratégicas como St. Lô, Caen etc, e a batalha de Failase pocket de 12 a 21 de agosto de 1944 fez com que o exército alemão retraisse para os limites da França. Em 25 de agosto de 1944 Paris é libertada,  Berlin é tomada em 2 de maio de 1945 pelo exército vermelho, em 7 de maio de 1945 os alemães se renderam, este dia ficou conhecido como o dia V, chegava ao fim os combates noTeatro de Operações Europeu.
No pacífico, após um começo difícil os americanos conseguiram conter o avanço japonês após as batalha de Midway. Depois de árduas batalhas, os americanos começaram a retomar os territórios conquistados pelos japoneses.
Os nipônicos lutaram por cada centímetro de terreno, em 1945, MacArtur comandante das forças aliadas no Pacífico  libertou as Filipinas a seguir conquistou Iwo Jima e Okinawa, em batalhas sangrentas onde o exército Imperial lutou até o último homem. Temento o alto custo humano de uma invasão ao Japão, os americanos surpreenderam o mundo detonando 2 bombas atômicas em território japonês, uma sobre Hiroshima e outra sobre Nagasaki ( 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente). No dia 15 de agosto de 1945 o Imperador Hiroito assinou a rendição japonesa, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.


Games da série Battlefield que retratam algumas batalhas importantes da Segunda Guerra Mundial.




quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Armas da Infantaria 1

O campo das armas da infantaria é muito amplo por isso irei publicar varias postagens sobre o assunto, vamos examinar as ferramentas de combate mais utilizadas na Segunda Guerra Mundial e principalmente as utilizadas pela 101° Airborne. Começando pelas pistolas e indo até as metralhadoras de porte médio, sendo esta a família apresentada neste trabalho. Não pretendo contar a história das armas portáteis, supondo-se que o leitor ja esteja suficientemente familiarizado com seus antecedentes, para poder compreender como se desenvolveram os equipamentos da Segunda Guerra Mundial.
Vamos iniciar nosso trabalho falando um pouco sobre as pistolas, nenhuma arma desafia tanto a imaginação quanto a pistola, ela é pequena, compacta e engenhosa, muitas vezes as pistolas militares são tão parecidas com os modelos civis, que se tornam indistinguiveis. Na Segunda Guerra Mundial foram construidas uma enorme quantidade e variedade de pistolas o exército do Estados Unidos padronizou-se com a Colt .45 Automática em 1911.
Durante a Segunda Guerra existia um estoque muito grande destas pistolas incluindo as que sobraram da Primeira Guerra Mundial a sua fabricação não parou durante o período de paz.
Na verdade havia o suficiente para permitir que a Grã-Bretanha adquirisse algumas milhares de unidades durante 1940 e a manufatura intensificou-se após o ataque a Pearl Harbor, para equipar as forças Americanas em expansão.
Pistola Automática Colt modelo 1911 A1. Calibre:.45      Sistema de Operação: Recuo - Automático;  Comp.: 22 cm,   Comp. do cano: 12,7 cm; Alimentação: Carregador destacável de 7 cartuchos em linha; Massa de mira: Lâmina; Alça de mira: entalhe quadrado; Peso: 1,09Kg; Velocidade de boca: 250m/s.
A Colt pela sensatez do desenho e pela segurança era uma arma muito estimada por todos, ela foi originada de um modelo da Browning em 1897, que a Colt passou a fabricar e aperfeiçoar até chegar ao modelo 1911.
A Colt 1911 dispara um projétil com uma enorme força de impácto ACP .45 pol., ela foi adotada depois das campanha das Filipinas, em 1900, quando se descobriu que o calibre .38 era leve demais e não tirava os nativos de ação. Durante a Segunda Guerra os Americanos utilizaram tambem algumas unidades do Smith Wesson .45, irmão, porém maior do que o .38 usado pelos Britânicos, dele diferindo apenas o cartucho utilizado.
A história das pistolas do exército americano de 1941 à 1945, é simplesmente a história da Colt, não restando dúvidas que esse exército teve sorte em contar com uma boa arma.

LUGER P-08
O exército alemão entrou na guerra armado com uma pistola que se tornaria o souvenir mais popular e cobiçado de toda guerra, a chamada Luger 9 mm Modelo P-08, conhecida tambem como parabellum, nome de uma fábrica Suiça que a fabricava sob licença. Provavelmente há mais equívocos a respeito dessa arma do que sobre qualquer outra e, como aconteceu com muitas armas alemãs do período de 1945, ela adquiriu uma notoriedade quea lenda e a fantasia têm realçado exageradamente.
A Luger foi adotada pelo exército alemão em 1908 daí o modelo 08 e dois milhões de unidades foram fabricados entre 1914 e 1918. A maioria parece ter sido recolhida depois do armistício, porque, quando a Alemanha Nazista  passou a se rearmar no começo dos anos 30, restavam poucas unidades, reiniciando-se então a produção. Por volta de1938 foi adotada a Walter P-38, de fabricação mais simples, como substituta d aLuger, quecontinuou sendo produzida apesar da ordem em contrário, até 1942, pela preferencia que lhe dava sobre qualquer outra.
Luger P-08: Calibre 9 mm 
Sistema de Operação: Recuo, Semi-Automático
Comp. Cano: 10,3 cm
Comprimento: 22,2 cm
Alimentação: Carregador em linha com 8 cartuchos
Massa de Mira: Lâmina
Alça de Mira:  entalhe em "V"
Peso: 868 g
Velocidade de Boca: 315 m/s



segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Batalha do Bulge


No dia 16 de dezembro de 1944, a Alemanha Nazista lançava nas Ardenas Belgas sua última e grande ofensiva, Hitler  pretendia dividir a  Bélgica em duas, alcançar o porto da Antuérpia e isolar  os exércitos
aliados que combatiam na Holanda.
O ataque começou as 5:30hs Canhões de artilharia alemães romperam o silêncio pegando as tropas aliadas de surpresa, durante os dois primeiros dias as colunas de blindados da SS eliminaram as defesas americanas, cometendo atrocidades sobretudo na região de Stavelot e de Trois Points ao norte das Ardenas. Otto Skorzeny lançou seus comandos atrás das linhas aliadas disfarçados de soldados americanos e falando inglês perfeitamente, responsáveis por executar atos de sabotagem e espalhar boatos que iriam matar os oficiais do alto comando americano. Em Bastogne, a 101° Divisão Aeroterreste que chegava de caminhões de Reims, conseguiu conter a ofensiva alemã, mas a cidade estava completamente cercada. Então o General Eisenhower ordena ao general George Patton comandante o 3° Exército que inicie uma contra-ofensiva e abra uma linha suprimentista para as unidades sitiadas em Bastogne.
Em Bastogne o General da 101° Airborne Tony McAuliffe resiste e não aceita a rendição imposta pelos alemães da mesma forma a 82°Airborne do General Gavin luta bravamente para defender St. Vith.
Uma semana depois do início da ofensiva, graças a melhores condições climáticas, a aviação aliada conseguiu agir com todo seu poderio bélico contra os Panzers e abastecer Bastogne. Em 26 de dezembro Patton conseguiu romper o cerco em Bastogne e executar um avanço estratégico que seria decisivo para o resultado final da batalha.
As posições encontravam-se relativamentes estáveis até 17 de janeiro, quando os alemães começaram a perder terreno a medida que seus blindados eram destruidos ou ficavam imobilizados pela falta de combustível, sangrentos combates inclusive de corpo a corpo foram registrados,a medida que o exercito alemão retraia ao mesmo tempo contra golpeando sempre.Em 31 de janeiro de 1945 as tropas alemãs foram empurradas para mais além da linha de frente da qual haviam partido em 16 de dezembro. Esta batalha particularmente dolorosa acelerou o fim da guerra.
 Para ver o mapa em tamanho grande basta clicar na imagem
















































































"Rendezvous With Destiny"

A 101° Airborne Division foi ativada em 15 de agosto de 1942, no Campo Clairborne, Estado da Lousiana EUA. Em 19 de agosto de 1942 o Major-General Willian C. Lee assumiu o comando da Divisão e prometeu aos seus novos recrutas que a 101° " Não tinha história, mas sim um encontro com o destino". Desde então esse é o nosso lema!!!







Who does the Army trust the most? AIRBORNE!
Who do the ladies love the most? AIRBORNE!
Who do the NAZI's fear the most? AIRBORNE!
















Game Brothers in Arms!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário