VETERANOS OPERAÇÕES ESPECIAIS

  • COMANDOS E OPERAÇÕES ESPECIAIS
  • CONFRARIA GRAFONSOS
  • PARAQUEDISTAS FRANCESES
  • VETERANOS FUZILEIROS NAVAIS

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

JUBILEU PQDT 2010

Jubileu


Brigada de Infantaria Páraquedista
65 Anos Formando Guerreiros de Fibra e Garra

Milhares de pessoas, dentre elas: civis, militares da reserva e da ativa, homens, mulheres e crianças, estiveram no QG da Brigada de Infantaria Pára-quedista, para juntos comemorarem os 65 anos de Paraquedismo Militar no Brasil.


Em uma manhã ensolarada, milhares de pessoa se reuniram para se confraternizarem em uma só emoção, comemorar os 65 anos da Brigada de Infantaria Pára-quedista. A comemoração teve início às 10:00 horas da manhã do dia 04 de dezembro, em frente ao QG da Brigada, onde estiveram presentes autoridades civis e militares, ex-Comandantes da Brigada e Oficiais das três forças, Marinha, Exército e Aeronáutica. Estiveram também veteranos de todas as épocas representantes de Associações como: AVBIP, GRAFONSOS e ASSOBAI , além de representantes de diversas Forças Auxiliares.


Grupamento da AVBIP do Rio de Janeiro e...




...da GRAFONSOS, do Sul do País foram presenças marcante no evento.
 
 A cerimônia foi conduzida em torno do Exmº Sr. General de Brigada Sardenberg, que em suas palavras destacou o motivo da redução do contigente presente na cerimônia, devido ao papel importantíssimo que a Brigada de Infantaria Pára-quedista vem desempenhando dentro do Estado do Rio de Janeiro com milhares de homens de seu efetivo no combate a criminalidade. Mesmo assim não faltou emoção no decorrer da cerimônia.

Em suas palavras, o General de Brigada Sardenberg enfatizou a importância
da atuação da Tropa Paraquedista no resgate à Cidadânia e a Ordem Pública.

Em seguida houve uma homenagem aos Pilotos da FAB, que apoiam a Brigada em seus feitos no transporte das Tropas Aeroterrestres em suas missões dentro e fora do Brasil.


Exmº Sr. General de Brigada Sardenberg fez a entrega das medalhas... 


...Aos Pilotos da FAB, em reconhecimento ao apoio dado a Brigada.

 Em seguida houve a entrada da Bandeira e logo após a entrega das Medalhas do Mérito Aeroterrestre aos militares paraquedistas do Exército Brasileiro da ativa ou da inatividade, que tenham se destacado pelo excelente desempenho funcional, irrepreensível conduta civil e militar, bem como pelos bons serviços prestados em organizações militares da Brigada de Infantaria Pára-quedista ou da Brigada de Operações Especiais.




Tenente Sérgio ao receber sua Medalha de Mérito Aeroterrestre.

Após o cerimonial de entrega das medalhas houve continência a Bandeira e logo em seguida a tropa desfilou em continência às autoridades presentes.









Finalizando todos rumaram para a Área de Estágios  onde seria feita a entrega das medalhas e certificados aos Jubilandos de 1960 e 1985 e em seguindo cada um reuniria em seus batalhões de origem, para juntos se confraternizarem com um saboroso almoço.






A Idade não foi obstáculo para os veteranos de 1960, que correram
com a mesma garra e vibração de como se fosse a primeira vez.


Neste solo sagrado cada um dos veteranos que ali estavam, puderam sentir
a emoção de voltar no tempo e rever e sentir cada gota de lágrima
e suor doado pela conquista do Brevêt, da Boina Grenà e do Boot Marrom. 

O que pode-se ver foi uma demonstração de companheirismo, amizade e fraternidade. Cada batalhão montou sua lona na Área de Estágios para receber seu efetivo contigente da ativa e da reserva. Pára-quedista de ontem de hoje e de sempre, unidos por um BRASIL ACIMA DE TUDO!!!!!



Veteranos de 1960, entre eles o ator global Eliezer Mota Pqdt 60/3

Ofciais, cabos e sargentos da ativa e da reserva do 27º BI Pqdt, se confraternizando.

Um comentário:

  1. Mostra isso realmente é muito bonito mais eu queria saber era distino de um ex-comandante nosso da brigada de paraquedista. major DAINESE isso sim é uma missão impossível para essa tropa que eu servi e que punia seus menbros e diz ser uma tropa de valores e de espírito de corpo.

    ResponderExcluir